Cinira Palotta

Minha formação acadêmica é em Ciências Biológicas. No entanto, comecei a praticar yoga aos 15 anos, na busca de me curar de uma Síndrome de Pânico que me acompanhou dos 9 aos 34 anos.

Como naquela época não se conhecia essa síndrome, caminhei de médico em médico sem resultados.

Aos 15 cheguei à conclusão de que se eu queria melhorar, eu mesma teria que ir em busca de meios e de respostas. Então, comecei a praticar yoga e a ter melhoras, paralelamente fui estudando filosofia e espiritualidade e também comecei um tratamento com um médico homeopata que foi excelente.

Aos 19 anos resolvi estudar biologia, pois buscava compreender melhor os mecanismos da vida. Após a faculdade, as crises continuavam indo e vindo, então fui estudar outras técnicas que pudessem me ajudar. Assim, estudei: Radiestesia e radiônica, massoterapia, terapia floral, cromoterapia, terapia dos cristais, entre outras.

Em 1984 comecei a estudar astrologia, inicialmente apenas pela curiosidade de descobrir o que havia de verdade e mentira nesse campo. E nesse estudo, sem querer, encontrei e encontro ainda muitas respostas para minha vida.

Em 1988 comecei a estudar a obra do psiquiatra suíço Carl G. Jung, sob a orientação do psicólogo junguiano Sergio Moscovich, anos depois continuei a formação com a Doutora Ana Mathilde Chaves – USP. A compreensão da mente humana dada pela obra de Jung, me auxiliou a compreender melhor alguns aspectos pessoais e também alguns aspectos da astrologia. Em 2003, refiz toda a formação em astrologia no IPA – Instituto Paulista de Astrologia, onde aprendi a Astrologia Científica com o astrólogo Antônio Facciolo Neto, sendo esta a linha de trabalho que eu pratico (Associação Brasileira de Astrologia – ABA: nº 613). Fui diretora técnica do Sindicato dos Astrólogos do Estado de São Paulo (SAESP).

Em 1992 fiz a formação em Terapia Floral de Bach e posteriormente, Terapia Floral da Califórnia. Em 2014, fiz a certificação internacional em terapia floral de Bach, no Instituto Bach do Brasil (Bach Centre International Education Programme – BIEP).

Em 1993 fiz o seminário de Reiki na Associação Brasileira de Reiki e, com a prática desse método terapêutico, fiquei curada. Então, passei a dedicar grande parte de minha vida à divulgação do reiki e da astrologia. Já que esses conhecimentos foram os que mais me ajudaram. Para compreender melhor o reiki, fiz uma pós graduação em Psicobiofísica e um semestre do curso de Medicina Tradicional Chinesa.

Em 1997 fiz a formação em Programação Neurolinguística (Practitioner e Master Practitioner em PNL), com Dr Allan Ferraz dos Santos Jr, da Synapsis. Pois a PNL também se mostrou uma eficaz ferramenta para ajudar a mim e a meus clientes.

Creio que nós seres humanos, somos seres de grande complexidade, pois funcionamos simultaneamente em muitos níveis: físico, mental, emocional, energético e espiritual.

Por isso, precisamos de vários recursos diferentes, em diferentes épocas de nossas vidas, para mantermos ou reavermos o nosso equilíbrio.

Em 1994, montei uma clínica de terapias naturistas, o Instituto Micael, onde pude reunir diversos terapeutas para a prática de: reiki, astrologia, PNL, terapia floral, meditação e medicina tradicional chinesa. Também na época (1994 a 1999) tive um programa semanal na Rádio Mundial, onde abordava esses temas. E durante esse período fui diretora da Associação Brasileira de Reiki.

Com meu mestrado em reiki em 1999, passei e viajar demais para ministrar os cursos de reiki e assim, tive que deixar de lado a clínica e o programa de rádio.

Em 2013 meu trabalho com reiki passou a ser orientado pelo reiki master Jason Thompson, da Reiki Alliance. Em 2009 fiz a formação em terapia de constelação familiar no Instituto Bert Hellinger Brasil Central.

Em agosto de 2015 fiz a formação em Mindfulness – Introdução ao MBRP ( Mindfulness Relapse Prevention) com a Doutora Sarah Bowen – UNIFESP. 

Em outubro de 2015 fiz Introdução ao Mindfulness no Instituto Ser Integral – Porto (Portugal). Atualmente curso a formação em facilitadora de Mindfulness no Mente Aberta São Paulo.

Desde 1999 sou aluna da Self Realization Fellowship, uma fundação criada na California por Paramahansa Yogananda para a prática da Kriya Yoga, um método de meditação que nos permite atingir níveis maiores de Consciência. Para saber mais sobre esse assunto, voce pode acessar ao site: www.yoganandabrasil.com.br

No momento cursando Curso de Especialização em teorias e técnicas para os Cuidados Integrativos – UNIFESP e estou fazendo uma nova formação em professor de yoga para meu auto-aprimoramento no Instituto Sivananda DLS (The Divine Live Society) – São Paulo – Brasil.

Atualmente ministro cursos de Reiki, Astrologia, Florais de Bach e Workshops de meditação no Brasil e em Portugal. Faço também atendimentos de Consultoria Astrológica, Reiki e Terapia Floral de Bach.

Sempre busquei melhorar minha qualidade de vida e é isso que busco divulgar às pessoas.