Reiki é o nome popular de um método terapêutico de origem japonesa, cujo verdadeiro nome é USUI SHIKI RIOHO (Sistema Usui de Cura Natural). Esse método, consiste em captar da natureza um tipo específico de energia chamado Energia Vital Universal – REIKI e transmitir essa energia para os seres vivos através da imposição de mãos. Esse método foi desenvolvido em 1922 por Mikao Usui.
Como é mais fácil falar Reiki do que Usui Shiki Rioho, a palavra reiki vulgarizou-se como se fosse o nome do método. Mas na verdade, Reiki , é o nome da energia utilizada: Energia Vital Universal.
Quando o terapeuta reiki ou reikiano coloca as mãos sobre qualquer ser vivo, as células que formam o corpo desse ser captam das mãos do reiki as ondas de Energia Vital Universal.
Assim sendo, reiki nada tem a ver com fé, concentração da mente ou crença.
Por isso reiki é aplicado também em plantas, animais, crianças, doentes em coma, doentes com problemas mentais graves, com excelentes resultados.
O Reiki tradicional também não está ligado a nenhuma prática mística ou esotérica (com todo respeito a essas práticas).
É um método terapêutico simples e eficaz.
Ao entrar no corpo de uma pessoa, por exemplo, o reiki irá desintoxicar as células, melhorar o funcionamento dos órgãos e glândulas. Auxiliar a regenerar tecidos e aliviar dores. Melhorar o sono e a disposição geral. Uma hora de reiki equivale a 4 horas de sono.
É comum que as pessoas confundam reiki com religião, benzimentos, passes espíritas ou práticas de concentração mental, mas reiki não é nada disso.
Costumo dizer que o reiki só é verdadeiramente compreendido depois que é vivenciado seja através de se receber aplicações de reiki ou de se fazer um curso de reiki. Pois energia é algo abstrato, portanto, por mais que falemos, só é verdadeiramente compreensível através da prática.
Reiki na verdade é um método que além de melhorar a qualidade de vida no plano físico, também auxilia o equilíbrio das emoções, amplia a intuição e clareia a mente.
Pode ser aprendido por qualquer pessoa, independente de idade ou condições de saúde.
É um ótimo complemento para tratamentos: médicos, psicológicos, fisioterápicos e de acupuntura.
Entrei com contato com o Reiki através da Associação Brasileira de Reiki, grupo que introduziu esse método no Brasil em 1983. Nossa linhagem trabalha com o reiki tradicional.
Como os exemplos esclarecem mais do que simples palavras, coloco ai abaixo um dos relatos de vivencias de reiki que está em meu livro:
Tratei de M.G. homem, 42 anos. Sofria de Cefaléia in Salvas, um dos piores tipos de enxaqueca. Sendo uma pessoa de recursos materiais, já havia procurado ajuda dos maiores especialistas. A única coisa que conseguiu foi um alívio para as dores fortíssimas através de remédios que o deixavam dopado.
Fizemos 4 aplicações consecutivas de reiki e logo em seguida ele decidiu fazer o curso de nível 1 de reiki, para poder se auto aplicar diariamente. Já faz 4 anos, ele mantém a auto aplicação diária. Nunca mais teve nada.
Já tive um outro caso de Cefaléia in salvas em que a pessoa se auto aplica diariamente e as crises se tornaram mais raras, quando surgem são bem mais leves e duram menos tempo. Mas ainda não atingiu uma cura.
Percebemos claramente duas coisas:
Observação: Há casos em que o tratamento de reiki, junto com o tratamento médico ou psicológico acelera o processo da cura. Há casos em que o reiki associado aos tratamento leva a grandes melhoras, mas a cura pode demorar anos. Nos casos em que a cura é impossível, como por exemplo: AIDS ou diabetes, reiki melhora muito a qualidade de vida do paciente.