História resumida

O histórico completo do reiki se aprende nos cursos, como este é um site colocarei apenas os tópicos principais.

A seguinte historia era contada por Hawaio Takata:

“ Dr. Mikao Usui, padre e doutor em teologia, buscava encontrar resposta para um aluno seu que queria saber como é que se curava pelas mãos. Em sua busca fez um pós doutorado em Teologia na Universidade de Chicago mas não encontrou a resposta.

Sem desanimar, tentou então encontrar a resposta no budismo pois ouvira falar que Buda também havia feito muitas curas pelas mãos. Pôs-se a pesquisar em um mosteiro budista em Kioto, onde teve à sua disposição velhos manuscritos de mais de 2500 anos, escritos por discípulos de Buda.

Depois de muitos anos de pesquisa, encontrou num desses pergaminhos uma descrição de uma antiga técnica de cura pelas mãos. No entanto, faltavam partes para a total compreensão da técnica.

Decidiu então ir meditar no monte Kurayama, próximo a Kioto na expectativa de que a prática da meditação lhe trouxesse o insight, a percepção do que faltava. E assim aconteceu. No 21º dia de meditação, ele viu um clarão entrando no alto de sua cabeça e percebeu que havia conseguido conectar seu corpo com aquelas ondas de energia Universal de que falava o pergaminho.

Passou a chamar essa Energia Universal de REI. Voltou a Kioto e, em reunião com os monges do templo budista, ficou resolvido que esta técnica se chamaria Usui Shiki Rioho (Sistema Usui de Cura Natural), que não teria nenhum vínculo com filosofias ou religiões pois assim auxiliaria a todos indiscriminadamente e decidiram também começar a utilizar essa técnica entre os pobres da cidade. Assim, Mikao Usui viveu entre a população pobre por três anos, tratando dos doentes com reiki.

Na medida em que esses doentes se curavam e tinham condições de trabalhar, ele os encaminhava para o mosteiro budista onde era dado àquela pessoa roupas limpas e um emprego. No entanto, ele começou a perceber que essas pessoas acabavam voltando a mendigar pois tinham recebido tudo muito fácil, portanto não davam valor.

Decidiu então, que não se deveria mais dar o reiki de graça, pois não estava sendo valorizado. Resolveu que o reiki deveria ser um trabalho pelo qual as pessoas pagariam o preço justo para que aprendessem a valorizar.

Passou a peregrinar pelas cidades, tratando de doentes e ministrando cursos de reiki. Quando chegou a Tóquio, teve como discípulo Chugiro Hayashi, comandante reformado da marinha imperial japonesa.”

Na década de 1990, um mestre em reiki alemão chamado Frank Arjava Peter descobriu no Japão a escola original fundada por Mikao Usui e em contato com uma mestre reiki lá formada descobriu que na verdade Mikao Usui era monge budista e não padre católico, e havia descoberto o reiki em 1922, tendo falecido em 1926.

Acredita-se então, que Takata tenha contado que Usui era padre para facilitar a aceitação do reiki no mundo ocidental.

Sabemos que Hayashi montou em Tóquio a clínica de reiki Shina No Mashi onde dava cursos e atendimentos de reiki .

Em 1936 ele iniciou no nível 1 Hawaio Takata, uma americana filha de japoneses que ele havia curado de problemas graves com apenas 4 meses de tratamento de reiki. Takata fundou a primeira clínica de reiki no ocidente, no Hawai.

Em 1938 ele Iniciou Takata no grau de Mestre de Reiki e em 1941 Takata tornou-se a sucessora de Hayashi que então passou a ela o grau de Grande Mestre do Reiki. Takata dedicou sua vida ao reiki e antes de falecer iniciou 22 Mestres de Reiki (veja a Árvore do Reiki), entre eles sua neta Phillys L. Furumoto. Phillis fundou em 1983 a Reiki Alliance, uma associação para manter os reikianos unidos em torno da tradição do reiki.

Após a morte de Takata (1980) também surgiu a Association International Reiki American (AIRA), presidida então pela Mestre Barbara Weber Ray, que posteriormente fundou a Association International Radience of Peace. Na Alemanha surgiu a Reiki Association International (RAI), que divide o reiki em 4 níveis. Todas com um trabalho muito sério de reiki.

No entanto, após a morte de Takata, alguns Mestres de Reiki passaram a desenvolver suas interpretações pessoais do reiki e também algumas pessoas desenvolveram técnicas próprias de cura pelas mãos e, por falta de informação deram a essas outras técnicas o nome de reiki. Isso fez surgir em todo o mundo as mais diversas formas de trabalho sob a denominação de Reiki.

Algumas dessas variações funcionam bem, outras nem tanto, outros ainda utilizam a palavra reiki em trabalhos que na verdade nada têm a ver com o reiki, isso tudo tem causado muitos mal entendidos com relação ao verdadeiro reiki.

Todos os Mestres de Reiki Tradicional no mundo são iniciados por uma linhagem de Mestres que foram Iniciados na técnica há anos atrás por Takata. Veja a Árvore dos Mestres de Reiki.

O reiki foi trazido ao Brasil em 1983, pelo Dr. Egídio Vecchio, PhD em psicologia, e a Dra Claudete França, psicóloga especialista em esquizofrenia. Eles contactaram a antiga Association International Reiki American (que actualmente não existe mais) solicitando a vinda de um Mestre de Reiki ao Brasil para ensinar essa técnica para ele e para os 15 psicólogos especialistas em esquizofrenia que eles supervisionavam em sua clínica, o Instituto Eric Berne.

Veio ao Brasil em novembro de 1983 o Mestre Stephen Cordi Sayki que ministrou o primeiro curso de reiki no país, no Instituto, em Niterói. Após cinco anos de prática de reiki com excelentes resultados, Dr Egidio, Dra Claudete, alguns desses psicólogos e outros reikianos decidiram unir-se e fundar a Associação Brasileira de Reiki, em 1989 sendo então o primeiro grupo de reiki do Brasil.

Pela sua eficácia, a partir daí o reiki não parou mais de se expandir em no Brasil e em todo o mundo.