Outras aplicações do Reiki

Além de utilizar o Reiki em tratamentos de saúde, podemos utilizá-lo em animais, plantas, água e outras formas como descritas a seguir.

A água poderá ser energizada por aplicações de reiki para ser dada aos doentes ou para regar plantas frágeis ou recém plantadas. Num copo de água colocar as duas mãos por 5 minutos. Em uma jarra de um litro colocar as mãos por 10 minutos e num garrafão de 20 litros colocar as mãos por 15 minutos.

Poderão ser energizados com aplicações de reiki. Colocar as mãos por 5 minutos sobre um prato de comida, em uma fruta, etc.

Os animais reagem de forma surpreendente ao reiki. Em geral melhoram muito mais depressa que os seres humanos. Quando um animal não aceita o reiki em geral é porque não está necessitando dele, pois quando necessita fica quieto recebendo seu tratamento pelo tempo que for necessário.

Trata-se de animais da mesma forma que de seres humanos, apenas deve-se evitar tocar no focinho ou nos olhos pois ele poderá se assustar.

 

Reiki não é massagem ou massoterapia no sentido clássico, pois massagem envolve toques mais vigorosos e reiki envolve toques bastantes sutis e pode mesmo ser aplicado sem toque. Mas reiki e massagem se complementam muito bem. No caso do massagista reikiano sugiro que se comece o atendimento do paciente pela massagem e termine com toques de reiki nos locais em que o paciente estiver com maiores problemas.

Além disso o massoterapeuta reikiano também poderá alternar suas sessões de massoterapia com aplicações completas de reiki conforme ele perceba as necessidades de seus pacientes.

Há em todo o mundo milhares de técnicas diferentes de meditação. O que considero interessante pois cada ser humano tem suas necessidades próprias e sua maneira singular de ser. Mas todas as técnicas de meditação buscam auxiliar a pessoa a se equilibrar e se auto conhecer melhor.

Reiki nos dá um resultado semelhante à meditação no sentido de que ele amplia nossa consciência, mas reiki não dispensa a prática de meditação. Tudo o que o ser humano pode praticar de bom para se auto aprimorar é bem vindo.

O tratamento de reiki dispensa o uso de música. No entanto, se quem irá receber a aplicação de reiki gostar de música, pode-se acrescentar os benefícios da musicoterapia à aplicação de reiki. Mas, compreendamos que serão duas técnicas terapeuticas atuando juntas: o reiki e a musicoterapia. O reiki em si para funcionar bem , não depende de música nem de ambientes especiais.

Citarei um trecho do Dr. Jeffrey Thompson, renomado pesquisador na área de terapia sonora do Instituto de Ciências humanas da Califórnia: “Hoje, com equipamentos tecnológicos sofisticados, podemos observar o funcionamento do corpo e do cérebro em detalhes. Usando o som, é possível mudar padrões de ondas cerebrais e estados de consciência, observáveis no EEG (eletroencefalograma), assim como proporcionar mudanças positivas no exame de sangue, biofeedback e outros.”

O tratamento de reiki não requer visualização, nem concentração. No entanto pode-se aplicar reiki enquanto o paciente visualiza imagens agradáveis para aprofundar seu relaxamento ou visualiza seu corpo sendo curado, cheio de vitalidade e harmonia.

O trabalho de visualização criativa é sempre útil, embora o reiki em si não dependa dele.